#SomosTodosHumanos

posted in: Destaque, Photos, Texto | 0

Artido publicado na edição de agosto 2020 da Revista Progredir 

Podem ver a publicação digital aqui

#somostodoshumanos representa a consciente esperança desta Humanidade.

É a marca que devia estar tatuada na nossa pele para nos lembrar que somos gente que sabe pensar, sentir e amar, que consegue rir e sonhar, fazer viver ou matar, o que existe em nós e nos dá voz, com um simples olhar, para dentro, onde vive a esperança de sermos a herança de quem viveu e já não está, de quem vive agora ao Deus dará, de quem vai nascer e chegará, e que depende de mim e de ti para poder ter Mundo onde possa viver, evoluir e crescer, ser tudo o que sempre quis, simplesmente existir… com direito ao que merece ter e pode atingir, simplesmente ser humano e poder aspirar a ser feliz.

A esperança não se perde jamais nas piores situações que se possam viver, quando tudo parece perdido e não sabemos o que fazer. Ela está sempre lá ao lado da decisão, na mesma fila onde outros sentimentos também estão. Impaciente, raramente fica sossegada, envia mensagens e procura ser notada porque só assim sabe existir, foi assim que foi criada, pensada e desenhada, para dar alento, para dar caminho, renovar as escolhas e não te deixar sozinho.

Às vezes de tão distraídos que estamos esquecemos que ela existe. Entramos na espiral negativa e tudo o que sabemos fazer é reclamar, dizer mal de tudo. Não queremos saber e deixamo-nos ir, porque a vida é injusta e não temos sorte nenhuma, questionamos quem se aproxima e até nos quer ajudar, mandamos todos embora e ficamos sós a chorar.

Chorar até faz bem e deve acontecer, mas viver em drama e angústia constante não é bom para ninguém. São sempre escolhas que fazemos todos os dias. É a liberdade que temos e devemos usar, para dar oportunidade à esperança, de tomar novas decisões, aceitar as feridas e os arranhões, receber desculpas e perdões, rever o que aconteceu com outra atitude e perceber que a cura começa quando encaramos a doença. É a ciência da vida que a todo o tempo se manifesta e nos ensina que tudo é cíclico, tudo é renovação, tudo são experiências, e que nada é para sempre Sim ou jamais Não.

#somostodoshumanos é a esperança que cimenta a nossa consciência como pilar do que somos e podemos ser perante o Mundo que nos rodeia.

#somostodoshumanos é esperança de acreditar que na imensidão do Universo, onde há tanto para viver e experimentar, uma vida só não chega, e na tarefa de procurar a felicidade em cada renascimento, tem de caber a tristeza e a saudade, para dar se valor à alegria e à amizade, à união e à solidariedade, e a tudo o que nos traz um sorriso e alenta o coração, quando até passamos a gostar e a apreciar alguns momentos de solidão.

Dentro de mim pode sempre crescer o que eu quiser se eu souber plantar o que me convêm. Na minha cabeça podem estar as ideias que eu deixar ficar se eu entender que acontece o que tem de acontecer e que depois há sempre um novo dia, com vida própria e energia, diz o ditado que chega a bonança e claro está a boa esperança.

Um ombro amigo sabe bem, um colo, um afago no cabelo, um abraço e tudo o que a amizade, o respeito e a compaixão têm. Mas na vida o meu caminho não é o teu, somos diferentes como pessoa e cada um tem de fazer o seu. De passos atribulados, saltitantes ou compassados, o importante é andar em frente porque tudo é estrada e só assim se consegue ensinar e aprender. Ficar parado, atónito e sem vontade de viver não é boa escolha e não honra a tua essência e a existência do teu Ser.

Estas palavras são bonitas e podem fazer sorrir, porque rimam, porque até nos lembram coisas boas, e quem lê verdadeiramente não sente que elas possam estar a mentir. Mas mentem, mentem muito e quase sempre, se as lermos com desdém, como quem não quer a coisa, como se não fosse para nós um problema saber que há gente que vive amargurada, miserável e maltratada, que se sente aprisionada, porque perdeu a esperança, porque não a consegue ver ou encontrar.

Já se disse onde ela está dentro de nós, ao lado da decisão, na mesma fila onde está o medo e a coragem, a maldade e a compaixão, o ódio e o perdão, e todos os sentimentos que existem e que posso escolher ter.

#somostodoshumanos relembra a esperança de que podemos fazer sempre diferente e as que as nossas escolhas afetam tudo e toda a gente. Porque se é verdade que estamos todos ligados pela essência da Humanidade, é também verdade que em nós reside a esperança de sermos responsáveis pelo amor, pela justiça, pelo respeito e pela igualdade.

Acredita quem quer acreditar e evolui quem quer evoluir, mas o certo é que a esperança está permanentemente lá no seu lugar, e de lá não sai nem vai fugir…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *