Há pessoas que falam coisas e há pessoas que fazem coisas.
A Maria Conceição é das que fazem coisas! E todos podemos fazer coisas que achamos fantásticas (e até podem ser…), mas se forem fantásticas e isso afetar positivamente a vida de muitas outras pessoas, serão ainda mais fantásticas!
E isso é o que a Maria Conceição faz.
Ela ajuda crianças pobres e desfavorecidas do Bangladesh proporcionando-lhes estudos e educação para que no futuro possam sair da pobreza em que vivem e possam ter uma vida mais risonha. E a forma como o faz é admirável!
Abdicou da sua vida confortável com um emprego de carreira, para se dedicar a ser atleta de provas ironman e ultramaratonas, ou para escalar picos e montanhas, sendo a primeira mulher portuguesa a escalar o Everest, entre outras distinções do Guinness Book.
Com isto a Maria percorre o Mundo, e chama a atenção para a causa que sustenta a sua Fundação (Fundação Maria Cristina), e obtém os fundos e donativos necessários para continuar o seu projeto de proporcionar estudos a 600 crianças de Dhaka (capital do Bangladesh)
Maria não resolve o problema global da pobreza nem lhe pode ser pedido que mude a vida de todos os milhões que são afetados, mas pelo menos muda a vida de alguns e serve de exemplo e inspiração a muitos outros.
Todos podemos sempre fazer um pouco mais e um pouco melhor.
Este fim de semana tive o enorme privilégio de conhecer e homenagear a Maria Conceição e alguns dos primeiros estudantes que há 13 anos iniciaram os seus estudos com ela.
Hoje, alguns desses estudantes, estão a frequentar bolsas de ensino universitário em Portugal e são assim o reflexo do sucesso do trabalho desenvolvido pela Maria desde 2005.
No seu livro “Uma Mulher no Topo do Mundo” ela relata a história do seu trabalho e do seu maior desafio físico até hoje realizado (subida ao Everest), e comigo está já uma cópia autografada.
Para mim foi um momento de satisfação pela oportunidade de ter estado com alguém tão GRANDE como a Maria, e não podia terminar sem escrever estas palavras de admiração.
Visitem o site da Fundação Maria Cristina e conheçam mais da Maria.
Sigam-na nas redes sociais e partilhem a sua história (Facebook, Instagram, Twitter) que merece ser conhecida.
O livro está à venda na Bertrand Uma Mulher no Topo do Mundo
Obrigado Maria! 😉
Deixe um comentário